Crônica #1 – Seu Siqueira

Seu Siqueira foi o primeiro dos novos vizinhos que eu vi na minha rua nova. Antes de eu saber como ele se chamava, já o havia visto de mangueira na mão regando as árvores da praça aqui em frente.
É um costume que ele tem, regar as plantas. Já na nossa primeira conversa, descobri que ele havia plantado quarenta daquelas árvores. Em outras palavras, o senhorzinho inofensivo, que passava muitas manhãs sentado na calçada, o velho de barba branca seca e indomada, meio surdo, fora o responsável por dar vida à praça, fora o criador do jardim, para usar um termo dele mesmo.
Com o passar das semanas, aprendi que seu Siqueira também tira o lixo do jardim e realiza pequenas manutenções onde é necessário, mas sempre reclama que o pessoal não cuida, que continua jogando lixo, amassando ramos… mais de vinte torneiras colocadas por ele já foram roubadas. Algumas duraram até um mês, outras não passaram uma semana.
Para completar, usuários de drogas buscam lá as sombras noturnas, e não faz muito tempo que alguém foi baleado à beira do jardim.
Mas seu Siqueira continua cuidando do lugar o melhor que pode.
Ora, uma das visões populares de Deus é um velho de cabelos e barba branca. Pois não criou Deus um jardim para nós, um mundo para nós? E mesmo com tanto desprezo e descuido de nossa parte, mesmo com tantos crimes, não continua Deus cuidando de tudo?
E não parece a muita gente que o Todo-Poderoso é meio surdo?
Se prestarmos atenção, veremos que Deus fala conosco das maneiras mais belas que existem. Inclusive através do sorriso e do aceno de um senhor de idade que rega as árvores da praça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s