Trecho do estudo de “A Poética”, de Aristóteles.

Estou estudando “A Poética”, de Aristóteles, e achei que não seria mal pôr esse pequeno trecho do estudo aqui.

“Segundo Aristóteles, a qualidade fundamental da elocução poética, e por elocução poética, entendamos escrita, é a clareza, e pelo que compreendi, o equilíbrio dos termos é muito importante para atingir essa clareza, e é, por si só, uma qualidade da elocução poética.

Não cabe, se desejamos o melhor efeito, encher nossos diálogos e narrações só de linguagem corrente, banal, freqüentemente de baixo poder expressivo; devemos incluir palavras retiradas de dialetos — por dialetos, entendamos variações regionais do mesmo idioma – metáforas, vocabulário mais refinado, etc.

Se, por outro lado, enchemos os períodos de metáforas, dialetos, linguagem rebuscada e artifícios semelhantes, fazendo pouco caso da fala corrente, também isso é má elocução.

Uma elocução de qualidade, portanto, é alcançada através da harmonia dos termos, com a justa medida tão cara aos gregos.

Arrisco-me a fazer uma comparação rápida e insuficiente, mas capaz de dar alguma idéia mais concreta do que foi dito acima.

 

Exemplo vulgar:

Ele estava galopando quando o cavalo torceu a pata e derrubou os dois, por sorte o cara caiu rolando pra longe e não se lascou.

 

Exemplo desnecessariamente rebuscado:

Ia a galope, o cavaleiro, quando o passeio da ventania foi desviado por ocasião da ruína de um dos pilares da besta que singrava o verdejante mar campestre; todavia, abençoado pela fortuna, o montador foi posto a salvo pelas mãos da própria queda, de modo que não ficou longamente arriado.

 

Exemplo razoável:

O cavalo galopava, conduzido pelo cavaleiro, quando, por puro infortúnio, torceu a pata e tombou. O homem vivia um dia de sorte, pois a queda de sua montaria apenas o arremessou, e ele rolou pela grama. “

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s