Anedota #21

Crescer em Recife me deixou esperto para com marginais, identifico um à distância. Creio que a maior parte dos que cresceram em grandes cidades brasileiras são streetwise. Deveriam ser, ao menos.

Esse conhecimento intuitivo já me livrou de situações desagradáveis aqui, na pacata Bragança Paulista. Por exemplo, certa vez havia uma dupla andando devagar atrás de mim e da minha esposa – sem necessidade, a calçada era larga – e eu entrei numa farmácia para que passassem à frente; pouco depois, fui checar e eles permaneciam parados mais adiante; trocamos olhares e reentrei. Quando conferi novamente, já iam longe.

Pois bem. Estávamos eu e minha esposa passeando no Lago do Taboão e achamos que seria boa idéia levar um lanche para casa. Ela foi à lanchonete e eu fiquei zanzando pelas proximidades.

Zanzava eu quando parou, perto de mim, um sujeito sem camisa e descalço montado numa bicicleta velha, rosa e sem marcha. Ele me olhou apreensivo, e eu, antes de me afastar tranqüilamente, procurei volume nos bolsos dele e vi algo pequeno demais para arma de fogo, mas que poderia indicar qualquer coisa cortante.

Passei a andar de um lado para o outro, razoavelmente afastado dele, sempre o examinando periodicamente. O rapaz não tirava os olhos de mim, e após um tempo pude ler pontas de irritação e frustração em sua fisionomia; passou a observar o entorno, agitado, volvia só às vezes o olhar na minha direção.

Vinte minutos depois, avistei Carol saindo da lanchonete e fiz sinal de que iria até ela.

Ao chegar do outro lado da pista, virei-me para o lago e dei com o provável assaltante pedalando no sentido oposto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s