Breves notas sobre dois filmes

“Laputa: Castle in the Sky”, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. Lançado em 1986.

Gostei de como a masculinidade foi retratada aqui. Pazu, um dos protagonistas, é basicamente tudo o que muitos dos homens de hoje são desencorajados a ser: trabalhador, forte, corajoso, protetor e estóico – não reclama, durante todo o filme, de absolutamente nenhuma dor, de nenhum desconforto físico ou esforço extra inesperado

Miyazaki acertou em cheio com esse personagem, ele acaba compensado Sheeta, que saiu meio tórpida. Ela só parecia ganhar vida mesmo ao lado de Pazu.

 

“The Blair Witch Project”, escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, com Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael C. Williams. Lançado em 1999.

O longa mostra a desastrada trajetória de um trio de estudantes de cinema que tenta documentar a história da bruxa de Blair. Heather, a diretora do projeto, só se lascou porque resolveu ir para o mato com dois bananões, sujeitos sem o menor senso de proteção. Além disso, como raios você vai se embrenhar num território que foi palco de assassinatos brutais e no qual, reza a lenda, vive uma bruxa terrível, sem sequer uma pistola para defesa pessoal? A falta de masculinidade dos rapazes e a falta de preparo geral do grupo fez com que todos fossem presas relativamente fáceis para a seita – acredito que era uma seita – que agia no local.

O filme também serve como um lembrete de que, onde há fumaça, muito provavelmente há fogo. A bruxa certamente era uma lenda, mas existia mesmo algo mortalmente sinistro naquele bosque.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s