Duas notinhas sobre duas obras literárias

Notinha sobre “Maigret e os Flamengos”

O comissário Maigret é chamado por uma rica família de Givet, na fronteira da França com a Bélgica, para dissipar as suspeitas que pairam sobre o filho da casa. Joseph, este é o nome dele, é suspeito de ter assassinado uma mulher com a qual tivera um bebê quando já estava comprometido com a prima.

O assassinato foi mesmo obra de alguém da rica família de comerciantes, mas não de Joseph.

Maigret, aqui, apresenta seus personagens críveis, mas o brilho dessa vez não está neles, e sim na ambientação da história, na cidade de Givet e na propriedade dos flamengos. Senti-me como se tivesse mesmo passado uma temporada em Givet durante o período chuvoso; a casa da família Peeters, que se tornou familiar para Maigret, também se tornou familiar para mim, e isso em menos de 150 páginas curtas d’uma edição de bolso.

O maior mérito de Simenon aqui foi a ambientação.

*

Notinha sobre “A Mão e a Luva”, de Machado de Assis

Em “A Mão e a Luva” Machado de Assis se propõe tão somente a esboçar caracteres, especialmente o de Guiomar, a protagonista, e avisa ao leitor, numa nota, que toda a ação da história não é mais do que o pano de fundo que serve a esse propósito. Pois ele consegue entregar ao leitor não só uma personagem bem-feita, mas várias, o que é verdadeiramente surpreendente para um livro com menos de 110 páginas.

Mais que isso, Machado de Assis delicia o leitor com trechos esmerados e belas figuras de linguagem (diz, das lágrimas, que são jóias dadas ou recebidas, por exemplo).

Só não coloco o livro tão lá em cima porque, entre outras coisas, realmente faltou espaço para que a maioria dos caracteres retratados fossem postos em ação mais vezes, de maneira que ficou em mim uma sensação de falta, um resíduo de incompletude.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s