Nota sobre a nota que Machado escreveu para “A Mão e a Luva”.

Eis a advertência que Machado de Assis deu a respeito de seu livro “A Mão e a Luva” em 1874.

“Esta novela, sujeita às urgências da publicação diária, saiu das mãos do autor capítulo a capítulo, sendo natural que a narração e o estilo padecessem com esse método de composição, um pouco fora dos hábitos do autor. Se a escrevera em outras condições, dera-lhe desenvolvimento maior, e algum colorido mais aos caracteres, que aí ficam esboçados. Convém dizer que o desenho de tais caracteres, — o de Guiomar, sobretudo, — foi o meu objeto principal, se não exclusivo, servindo-me a ação apenas de tela em que lancei os contornos dos perfis. Incompletos embora, terão eles saído naturais e verdadeiros?

Mas talvez estou eu a dar proporções muito graves a uma cousa de tão pequeno tomo. O que aí vai são umas poucas páginas que o leitor esgotará de um trago, se elas lhe aguçarem a curiosidade, ou se lhe sobrar alguma hora que absolutamente não possa empregar em outra cousa, — mais bela ou mais útil.”

*

Apenas nessa notinha podemos observar três pontos interessantes. Primeiro, vemos que Machado tinha pelo menos um método preferido para compor suas narrações. Escrever, afinal, não é apenas sentar, abrir os braços, jogar o pescoço pra trás e esperar a inspiração tomar posse de seu corpo e espírito.

Segundo, constatamos que Machado pretendia algo bem determinado com esse trabalho. Queria desenhar caracteres, sobretudo o de Guiomar, de modo que saíssem naturais e verdadeiros, e usou a ação somente como tela para seu projeto. Ou seja, se é verdade que um artista pode, às vezes, não saber bem o que está fazendo, para onde está indo, outras vezes ele tem consciência plena do que quer, do caminho que está tomando.

Terceiro, notamos sua humildade ao encerrar a nota falando de modo tão desprendido da própria obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s