Brevidades #14

Zeus é chamado de pai dos deuses simplesmente porque saiu fazendo filho nas mulheres todas, mortais e imortais; não satisfeito, até fez uma filha sozinho.

*

Relendo a Teogonia de Hesíodo, lembrei que Nyx criou a Condenação, a Morte, a Culpa, a Agonia, o Engano, a Indignação, a Idade (envelhecimento) e a Discórdia.

Nyx também criou coisas boas, como a Amizade, mas a quantidade de ruindade que a deusa pôs no mundo não é brincadeira. Sua filha Discórdia seguiu o exemplo da mãe e pariu a Fome, a Tristeza, as Batalhas, os Massacres, a Ruína e as Palavras Mentirosas.

Quanta benção!

*

Hoje li a versão da Cinderela de Perrault. A moça, filha da primeira esposa do pai, era uma alma doce e cândida que sofria nas mãos das irmãs de criação. Ela encontra sua libertação quando consegue, graças à famosa fada madrinha, tratada aqui apenas como madrinha, ir ao baile promovido por um príncipe da região. No fim das contas, essa Cinderela perdoa as irmãs de criação e até arranja bons casamentos para elas.

A moça é mesmo um modelo de bondade e de confiança na Providência, mas o conto me pareceu meio ôco.

*

“Omoide Poroporo” foi um filme melhor do que eu esperava. A jornada de descobrimento pessoal e amadurecimento de Taeko é crível e envolvente. Ademais, quando, ao se despedir dos fazendeiros, Taeko diz que quando voltar não trará a quinta série com ela, basicamente ela diz que retornará como uma mulher madura, pronta para assumir seu lugar no mundo, e ela faz isso.

*

“Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, trata das memórias e devaneios de uma moça que, um tempo após se casar com o sujeito de quem a irmã gostava – possivelmente ex-namorado dela – é atropelada e antes de morrer alucina e rememora eventos de sua vida (e, de certo modo, da vida de uma prostituta da qual era fã, maior figura de seu imaginário).

Nelson Rodrigues demonstra bem a baixeza e mesquinharia das principais vidas retratadas no drama. Nenhum dos personagens é grandioso ou admirável, todo o mundo é mirrado, todos estão na última ou na penúltima camada da escala Aristóteles-Frye.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s