Nota sobre “Les Cigares du Pharaón”

Após muita procrastinação, li “Les Cigares du Pharaón”. Tintin, entre curioso, fascinado, e talvez preocupado, com o esquisito estudioso que encontra a bordo do navio em que viaja, decide acompanhar o homem a uma expedição em busca da tumba de um Faraó ainda desconhecido pelos livros de História. Todos os egiptólogos anteriores que haviam partido em busca da tumba não retornaram, o que aumenta o mistério em volta do Faraó e anuncia perigo àqueles que tentarem perturbar seu descanso.

Já em terra, Tintin descobre que o último reduto do tal Faraó guarda uma coleção de egiptólogos em sarcófagos, o que é irônico, dada a profissão daqueles senhores, e caixas abarrotadas de charutos. Ademais, alguém quer Tintin fora do caminho, pois na câmara subterrânea havia sarcófagos esperando pelo repórter e por seu fiel cão.

Enfim, acabam pegando Tintin, Milu e o estudioso a quem eles acompanhavam. Repórter e cão são trancados em caixões que devem ser levados dali numa embarcação, mas que são despejados na água por causa da aproximação da Guarda Costeira. Após um período à deriva, Tintin e Milu são resgatados depois de uma tempestade e conseguem retornar à terra firme… não antes de Tintin comprar um bando de coisas d’um mascate português aleatório, claro.

O aparecimento desse mascate dá mais ou menos o tom do livro. É uma história na qual o fio condutor parece ser justamente a aleatoriedade, nem o enredo nem os personagens têm tanta substância, à exceção de Milu, o cachorro. Ademais, a sorte sobrenatural de Tintin fica, aqui, tão inverossímil que se abraça com o ridículo.

No final das contas, “Les Cigares du Pharaón” é apenas uma preparação algo porca para “Le Lotus Bleu”, esse sim um livro realmente bom.

O único destaque positivo — fora alguns desenhos do Hergé, obviamente — é a caça dos detetives Dupond e Dupont ao repórter, pois Hergé conseguiu criar uma satisfatória atmosfera de gato e rato em torno dela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s