Trecho de exercício sobre “A Mão e a Luva”

Parte do pequeno questionário que me propus após terminar “A Mão e a Luva”, do Machado.

*

2 – Fale sobre quatro personagens.

Estêvão, o coitado que inicia a história pensando em suicídio, é somente um escravoceta arruinado, homem sem estofo e sem vontade destinado a viver mais ou menos à deriva. O sujeito não se entrega verdadeiramente à vida, vive no mundo dos sonhos rasteiros e permite que a auto-piedade o arraste pelos imundos becos da indignidade.
O Dr. Luís Alves, seu amigo, por outro lado, é um sujeito forte, senhor da própria vida, homem de raciocínio claro e mestre das próprias emoções, destinado a glórias terrenas ausentes até dos desvarios mais ousados do pobre amigo.
Guiomar, o principal foco de Machado e protagonista da história – chamo-a de protagonista pois a narração anda conforme sua vontade, ela é quem dá a direção última da maioria dos eventos da história – é uma mulher ambiciosa, incapaz de ser feliz sem luxos e destaque social.
Jorge, por fim, sobrinho da baronesa, é um desses rapazes de espírito superficial que seguem as modas e convenções do tempo. Possui a firmeza necessária para levar a vida, mas não para vivê-la bem. Dependendo das circunstâncias, pode ser traiçoeiro mais facilmente do que pessoas com outras inclinações e temperamentos.

3 – Em que grau os personagens estão na escala de Aristóteles-Frye?

Estevão está no nível mais baixo, o infeliz não pode nada. Jorge, a Baronesa, Mrs. Oswald, etc, estão no penúltimo nível. A Guiomar eu não consigo classificar bem, e o Luís Alves, para minha surpresa, está no terceiro nível, ou ao menos muito perto disso. Ele tem amor no coração, embora seja um amor reservado e mais ou menos calculado, tem ambição e auto-controle e também parece ter alguma capacidade de liderança, do contrário não teria vencido eleições. O que teria Machado feito dele, se mais o tivesse usado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s