Brevidades #15

Minha geladeira quebrou e fui procurar outra, naturalmente. Até agora não achei, parece que só vendem pequenas estações de esqui ou protótipos de laboratórios antárticos.

*

Qual o castigo que dá Zeus aos homens por causa da malandragem de Prometeu? É um castigo terrível, anunciado com pompa e triunfo, um castigo capaz de pôr fim ao sossego no mundo.

O castigo é a mulher, evidentemente, que chega na figura de Pandora.

*

Se Hesíodo fosse nosso contemporâneo e aconselhasse publicamente o irmão hoje, leríamos coisas como essas em “Trabalhos e Dias”:

“Deixe as tretas do facebook e vá trabalhar”; “Arrume seu quarto.”; “Cuidado com as periguetes, elas são interesseiras e só querem seu dinheiro.”; “Deus castiga quem é assim como tu, visse?”

E claro: “Quis me lascar, né, seu ingrato fedido? Pois agora tome.”

*

Eu realmente não duvido que aficionados por jogos de estratégia sejam comandantes militares mais eficientes que muitos de nossos generais. Queria ver, por exemplo, o Mourão batendo “Starcraft” ou algum “Command & Conquer”.

*

Policarpo Quaresma, entusiasmado patriota e ufanista, acaba seus dias desiludido com o Brasil e, ao que tudo indica, executado como bandido, como traidor do país que tanto amou e para o qual dedicou décadas esforçadas de sua vida.
O Brasil é mesmo especialmente eficiente em esmagar quem tenta ser bom, quem se dedica a sentimentos nobres, etc.

*

Às vezes penso que o povo brasileiro tem vocação para ser trouxa. Acabei de ver um comentário no Mercado Livre que reforça essa impressão: um sujeito, todo manso, deu três estrelas para um vendedor que lhe enviou um videogame sujo e muito defeituoso.

*

Uma vida intelectual de verdade não serve para quem sempre quer ter expansivas opiniões sobre todos os assuntos mais comentados do momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s