Trechinhos do II Encontro de Escritores Brasileiros na Virgínia

“Érico Nogueira: Agora, voltando a essa coisa… eu não sei de que maneira isso se encaixa exatamente no decorrer da nossa conversa, mas me ocorreu, também por motivos profissionais, de estudar o Filinto Elísio, um poeta de quem eu gosto muito. E tem um poema satírico memorável de Filinto Elísio no tomo I ou II das obras completas – está disponível online, você pode baixar aí. O poema se chama O Sonho, um poema fenomenal, maravilhoso, e o Filinto, à maneira dos bons satíricos latinos Juvenal, Tércio e Horácio, deplora a produção e consumo da literatura no seu tempo, faz uma crítica literária no poema – não apenas formalista, faz uma crítica incisiva – e nesse poema, e em outros poemas, o Filinto deplora o atual uso e grau de conhecimento da língua portuguesa em Portugal no final do XVIII, começo do XIX, disse que Portugal estava infestado daquilo que ele chama de “os francesistas”, que ficam consumindo perfumaria francesa – essa é uma imagem bem dele – e não degustam mais o lauto banquete de nossos bons autores.
Então o Filinto deplora isso. Eu acredito que esse tipo de comportamento também é mais ou menos uma constante na nossa história literária ou intelectual, entende? Liga-se um pouco com aquilo que o Olavo estava dizendo da produção da filosofia portuguesa, uma filosofia absolutamente digna de ser conhecida e estudada e que nós mesmos, que somos lusófonos, não estudamos isso daí, não conhecemos.”

*

“Érico: Eu escrevi um artiguinho pro portal Terra Magazine, quando existia, coloquei o Filinto e disse o seguinte – era o ano passado: “Shakespeare fez 450 anos de nascimento. Shakespeare é uma das maiores glórias do universo, tem de ser celebrado sempre, etc, etc, etc, deu no jornal. Agora, ano passado Camões fez 490 anos de nascimento.

Rodrigo: E ninguém falou.

Érico: Deu no jornal? Alguém falou? Que complexo de vira-lata é esse?

Rodrigo: Exatamente.

Érico: Para nós, que falamos Português, Camões é mais importante que Shakespeare, ponto final.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s