Brevidades #29

“Ao Sol” (Cono de “O Páis das Uvas”, de Fialho de Almeida) começa com Fialho excessivamente embriagado pela manhã alentejana, ele escreve como que decidido a não deixar nenhum detalhe do início do dia passar discreto. O conto todo, na verdade, com a exceção da parte com os velhos, que ficou excelente e foi a única na qual senti coração, sofre com a indecisão do autor: Ele não sabe se o foco é fazer uma espécie de relato legível ou mostrar como usa bonitinho seu rico vocabulário. Foi-me necessária certa dose de boa vontade para ler o negócio todo, apenas 10 páginas, d’uma vez só.

A intenção do autor, imagino, foi deixar claro como os dias numa vila portuguesa de sua época eram medíocres e repetitivos, tanto que, para isso, ele dividiu o conto em dias espaçados e horários seguidos, de maneira que dá pra ler tudo como se ele estivesse tratando de um dia só. Os mesmos personagens se metem a fazer essencialmente as mesmas coisas e a atmosfera geral não muda.

*

Eu sei que um filme é muito ruim quando:
1 – Não consigo vê-lo d’uma vez.
2 – Lembro-me de “Dragonball Evolution” enquanto assisto.
3 – Não há gostosa que me faça ficar interessado, por mais Scarlett Johansson que seja.
“Ghost in the Shell” cumpre todos os requisitos acima com louvor.

*

Quem fica chamando os outros de gado por afetação besta de superioridade vai acabar é sendo pisoteado pela própria manada sem entender nada.

*

Acho engraçado zapear pelos canais da TV no fim da madrugada porque vejo coisas como uma dupla sertaneja de índios engajada na cantoria enquanto o apresentador do programa se pergunta que diabo de caminho sua vida tomou para que ele se encontrasse, num horário tão ingrato e assistido tão pouca gente, em tão extravagante companhia.

*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s