Apreciação de Caravaggio #1

Um dia desses percebi que sou vergonhosamente ignorante a respeito de pinturas, esculturas, etc. Para corrigir esse problema, decidi apreciar pintores, escultores, desenhistas, e todo esse pessoal das artes visuais. Comecei com Caravaggio (minha fonte de Caravaggio, por enquanto, é o site caravaggiogallery.com), e a partir de hoje soltarei minhas rápidas impressões de leigo total sobre várias de suas obras.

“Rapaz descascando fruta”

A pintura é sombria – talvez até macabra, não tenho como avaliar exatamente pois não fiquei diante do quatro original ou de uma réplica perfeita –, o rapazinho retratado parece ter entre 12 e 15 anos e tem os olhos fixos no serviço de descascar a frutinha. Ele possui braços longos e tronco imponente para a idade; parece macambúzio e carrega certo ar de marionete.

A_boy_peeling_fruit_(1593)___Source

*

O Baco Jovem e Doente do Caravaggio parece um degenerado recifense. Caravaggio conseguiu deixá-lo com aparência algo mortiça, doentia, e com cara de degenerado, ou seja, a doença do Baco ali retratado talvez não seja mal meramente físico, talvez a própria existência de seus vícios seja a causa de aparência tão desagradável.

Young, Sick, Bacchus___Source

*

Esse rapaz com cesto de Frutas parece que foi encomendado ao Caravaggio por uma dessas tiazonas solitárias sedentas de fantasias mais ou menos erradas. Espero que a mulher tenha gostado e que o quadro a tenha feito suportar as agruras da vida.

Boy with a Basket of Fruit___Source

*

“A Vidente” é uma pintura bonita, não tem como dizer o contrário, e a sorte sendo vista me parece mais a da moça que pega a mão do rapaz do que a dele, pois a coitada claramente nutre sentimentos amorosos pelo mancebo, sentimentos esses que não são sequer minimamente correspondidos. Toda a crueza da impossibilidade amorosa é retratada nesta tela, de maneira que mandá-la a pretendentes indesejados pode ser uma maneira elegante de informá-los que a vez deles não chegará.

The_Fortune_Teller-Caravaggio___Source

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s