Editorial – Resenhas

Talvez seja correto assumir que resenhas são impressões gerais razoavelmente estruturadas a respeito de obras diversas. As resenhas não devem ser muito longas (1), e imagino, devem transmitir aos leitores pontos importantes a respeito do assunto nelas tratado. As resenhas talvez sejam uma espécie de pequeno artigo de opinião, não sei, ainda não estudei o tema o suficiente para pontificar a respeito dele, sei é que as escrevo com muito gosto, embora com técnica imperfeita (2).

Ao longo das próximas semanas vocês encontrarão aqui resenhas; é verdade que algumas delas estarão tão curtas que é mais apropriado chamá-las de notas, contudo existirão outras mais compridas; o importante é que nenhuma delas, nem a maior delas, se alongará em demasia; resenhas alongadas em demasia deixam de ser propriamente resenhas e se tornam ensaios, críticas ou estudos.

A temporada de resenhas inicia amanhã com minhas impressões sobre “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto, e termina umas duas semanas depois com o texto a respeito da primeira temporada de “Supernatural”.

Como sempre, sejam bem-vindos e fiquem bem.

1 – A resenha que CS. Lewis fez para “O Hobbit”, por exemplo, tem apenas três parágrafos e não chega a trinta linhas.

2 – Massaud Moisés, em seu “Dicionário de Termos Literários”, dá a seguinte definição para “Resenha”: “Designa todo escrito destinado a informar sobre o conteúdo de uma obra. Via de regra publicada em jornal, não dispensa o julgamento crítico, ainda que implícito ou em plano secundário. Breve e informativa, traduz as reações imediatas do leitor.”

*

Bragança Paulista, 2020

Imagem: Ekrulia/Pexels

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s