13
Começo a estudar a gramática do Cegalla (“Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”), e na introdução, vejo isto: “A Gramática Normativa enfoca a língua como é falada em determinada fase de sua evolução: faz o registro sistemático dos fatos linguísticos e dos meios de expressão, aponta normas para a correta utilização oral e escrita do idioma, em suma, ensina a falar e escrever a língua padrão corretamente.
Este livro pretende ser uma Gramática Normativa da Língua Portuguesa do Brasil, conforme a falam e escrevem as pessoas cultas na época atual.”
Traduzindo: A gramática do Cegalla pretende ensinar aos outros a falar e escrever como falam e escrevem as pessoas tidas como cultas no Brasil contemporâneo.
Oh não!
14
Começo a suspeitar que “abrir o capital da empresa” é, basicamente, um modo de transformar a empresa numa espécie de puta. Em outras palavras, é “abrir as pernas da empresa”.
Queria ter tempo pra estudar essas coisas.
15
É claro que gostamos quando nos levam em alta conta, todavia confesso que fico aliviado quando sou considerado burro, doido, estapafúrdio ou incompreensível por algumas pessoas.