Brevidades #4

13

Começo a estudar a gramática do Cegalla (“Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”), e na introdução, vejo isto: “A Gramática Normativa enfoca a língua como é falada em determinada fase de sua evolução: faz o registro sistemático dos fatos linguísticos e dos meios de expressão, aponta normas para a correta utilização oral e escrita do idioma, em suma, ensina a falar e escrever a língua padrão corretamente.

Este livro pretende ser uma Gramática Normativa da Língua Portuguesa do Brasil, conforme a falam e escrevem as pessoas cultas na época atual.”

Traduzindo: A gramática do Cegalla pretende ensinar aos outros a falar e escrever como falam e escrevem as pessoas tidas como cultas no Brasil contemporâneo.

Oh não!

14

Começo a suspeitar que “abrir o capital da empresa” é, basicamente, um modo de transformar a empresa numa espécie de puta. Em outras palavras, é “abrir as pernas da empresa”.

Queria ter tempo pra estudar essas coisas.

15

É claro que gostamos quando nos levam em alta conta, todavia confesso que fico aliviado quando sou considerado burro, doido, estapafúrdio ou incompreensível por algumas pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s