Nota sobre “Crackdown”, para Xbox 360

Em “Crackdown” o jogador encarna um super policial digno dos quadrinhos. À medida em que você avança na coleção de orbes dispostos por Pacific City e no refinamento de suas artes letais (vulgo tiro, porrada e bomba) o poder de seu personagem aumenta sobremaneira e a experiência fica menos tediosa.

A verdade é que não há muito a ser feito em Pacific City, e as tarefas existentes são mais ou menos repetitivas. Sua missão principal é tirar a cidade do domínio de três organizações criminosas: Los Muertos, uma gangue mexicana; The Volk, um grupo do leste europeu; Shai-Gen, espécie de máfia chinesa.

As coisas mais interessantes deste jogo são as gangues, e são interessantes justamente porque esbarram, aqui e ali, com a realidade do nosso mundo.

Os mexicanos, por exemplo, recolhem grande lucro do tráfico de drogas e do desmanche de veículos, e o próprio nome da quadrilha, “Los Muertos”, provavelmente é um aceno à festa mexicana dos mortos. Além disso, o chefão deles, Don Domingo Garcia, vive numa daquelas mansões imensas e bregas aparentemente tão amadas por senhores do crime latinos.

Os Volk são socialistas ou comunistas — o símbolo deles é uma mão erguida segurando uma engrenagem — que enchem suas fileiras através da imigração ilegal e do trabalho forçado.

A Shai-Gen, gangue liderada pelo velho Wang, então, é impressionante. Ela tem os departamentos de recrutamento e combate, como de praxe, porém também segura em seus quadros um cientista sem limites éticos que conduz horríveis experimentos em humanos, uma mulher responsável pelo monitoramento social dos cidadãos e o sujeito da publicidade, que através de mentiras e técnicas sutis de condicionamento mental e esvaziamento espiritual, torna Shai-Gen simpática aos olhos do povo.

*

Bragança Paulista, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s