Observações soltas a respeito de “Singularidades de uma Rapariga Loura”, de Eça de Queirós

Todo o aspecto de Macário, apresentado por Eça logo no início do conto, é o de um sujeito sério e decidido, apegado a tradições.

*

O conto é muito bem escrito, Eça possui uma linguagem evocativa fantástica, ele foi capaz de ilustrar muito a contento, por exemplo, uma experiência tão subjetiva e fugidia como o assombro místico que às vezes toma a alma das pessoas. Esse assombro místico pode ser a nossa bússola natural que aponta ao transcendente, ou pode ser o resíduo inconseqüente deixado por dezenas de histórias e causos; pode ser uma aliança tênue entre uma coisa e outra.

*

Quando a mulher loura apareceu com aquele leque oriental eu já desconfiei que havia um probleminha por ali; depois, quando sumiu produto do armazém, eu tive certeza de que algo não ia bem. A mulher loura, afinal, era uma cleptomaníaca inveterada.

*

Macário, coitado, meio enfastiado da vida, se deixou levar por aquele romantismo intenso e cego, causador de tristezas e ruínas.

*

Nas conversas com a amada, Macário teve mais indícios de que a rapariga não era a criatura mais confiável da rua. Ela dizia sempre “Pois sim”, era quase indiferente e às vezes até ficava com sono no meio da conversa. Um relacionamento que começa assim dificilmente dá n’algo que preste.

*

Um tal de Gaudêncio, admirador de Robespierre, quando ouviu uma canção sobre um rei, não conseguiu conter o próprio veneno, chamou os reis de cobras venenosas, víboras. Este personagem apenas brevemente mencionado explicita aquele tipo de sujeito tão abarrotado de política que não resta espaço em seu mundo interior para mais nada; sua cabeça não sossega e ele reage apenas por gatilhos, se torna incapaz de apreciar realmente a vida.

*

Bragança Paulista, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s