A enxada e os desocupados

Há na praça aqui em frente de casa um campinho, e esse campinho, graças à negligência da prefeitura e ao desinteresse dos cidadãos, ensaiava virar selva. Já cansado da inação do Estado e da sociedade, catei minha enxada e fui, com um amigo, resolver o problema para que as crianças tivessem onde jogar bola.

Cuidávamos do mato quanto apareceu o seu Siqueira, que já mencionei em outro texto, sugerindo que tirássemos fotos do que fazíamos e enviássemos à prefeitura. Eu disse que não ia dar em nada e continuei o serviço. Dali a pouco, batia eu a enxada na terra quando vi seu Siqueira chegando para se juntar ao trabalho, só de bermuda e trazendo a própria ferramenta.

O septuagenário começou o serviço e só parou quando terminou seu quinhão, não quis água ou descanso, foi-se embora virado na Duracell.

Mais tarde até minha esposa foi ajudar, e meu filhinho de três anos capinou pela primeira vez.

Acabado o serviço do dia, ficamos todos orgulhosos e felizes, bastaria uns retoques no dia seguinte e pronto, as crianças poderiam brincar em segurança no campinho. Só que, como diria alguma personagem de Lima Barreto: qual!

Já hoje de manhã mendigos e viciados estavam acampados em cima da terra tratada, e à tardinha se afogaram na cachaça. Depois começaram a jogar bola e mais desocupados se reuniram a eles.

Estão lá até agora, e provavelmente só sairão, e em caráter temporário, quando outra chuva forte lavar o bairro, mas aí o serviço já estará arruinado; sabemos que esse povo costuma deixar garrafas quebradas, preservativos usados, agulhas e dejetos por onde ficam.

Olhe, o Brasil é um país difícil. O Estado nada faz, o povo não se interessa, e quem faz algo colhe desgosto.

A tarde de ontem porém foi agradável e não me arrependo do trabalho, pois ganhei um bom episódio para a memória.

*

Bragança Paulista, 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s