O Calor de Bragança Paulista

Quando saí de Recife para morar aqui em Bragança Paulista uma das diferenças que percebi imediatamente foi o clima. Oras, em Recife era quente o ano inteiro, e nos raros dias que a temperatura caía aos 21 graus agasalhos, cachecóis e calças grossas eram conjurados dos cantos escuros dos armários e as pessoas andavam pelas ruas encapuzadas carregando no semblante o tênue casamento entre a felicidade e a tensão; enfim, quando a temperatura caía aos 21 graus, agíamos como se estivéssemos numa espécie de Sibéria tropical apocalíptica. O nosso apocalipse, claro, viria da chuva e do mar, as idéias relativas ao nosso fim inspiraram “Sharknado”.

Bragança Paulista, por outro lado, era amena, friazinha ou fria. Grandes calores eram atípicos e só serviam para ressaltar a delícia dos outros dias; calor aqui era como Tylenol líquido tomado entre sucos ou Leite com nescau.

Contudo a situação mudou, parece que Bragança entrou na licitação para virar sucursal do inferno e está determinada a conseguir a vaga. Hoje em dia, durante larga época do ano, o calor abrasa, oprime, drena as vontades edificantes, humilha os cidadãos e desnuda as cidadãs (se a cidadã está em forma, não me importo, viu, pelo menos é um alento, uma motivação. Infelizmente nem todas estão bonitas, aí até a ardência piora, é jiló no Tylenol).

O horizonte das ruas fica distorcido qual miragem, e a impressão que eu tenho é que a próxima adaptação natural dos bragantinos será desenvolver corcovas de camelos.

Outra hipótese para essa quentura absurda é a seguinte: o sol se apaixonou perdidamente pela cidade e quer tocá-la só um pouquinho. Do jeito que as coisas andam, e se for esse o caso, creio que um dia ele consegue. Talvez amanhã.

*

Bragança Paulista, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s