Brevidades #13

59

Tenho a impressão de que para ser jornalista da grande mídia hoje os pré-requisitos mais indispensáveis são a desonestidade intelectual e a falta de sinceridade.

60

Se você ouve fofoca a respeito de alguém, pode ter certeza de que, mui provavelmente, você também é alvo de fofoca. Criaturas fofoqueiras não fazem distinção de público alvo, todo o mundo é, d’uma só vez, assunto e platéia.

61

Não adianta ler muito, ser todo metido a intelectual, e não saber os significados d’uma palavra com a qual você implicou.

Não adianta ler muito, ser todo metido a intelectual, e analisar os méritos literários d’um escritor a partir de tradução.

Não adianta ler muito, ser todo metido a intelectual, e cometer erros grosseiros de interpretação.

Não adianta ler muito, ser todo metido a intelectual, e desmerecer temas sobre os quais você pouco ou nada leu, temas dos quais você pouco ou nada entende.

62

Fui encarado na rua por um desses sujeitos bons, porém mui maltratados pela vida, cujo olhar, tão logo cruza com outro, se guarnece de lanças ígneas e apresenta ao fundo os mais insondáveis turbilhões. Mantive-me firme, e quando ele entendeu que eu não o julgava nem tinha qualquer intenção de destratá-lo, toda aquela fisionomia dura e belicosa se desarmou, os turbilhões cessaram e pude mesmo vislumbrar fugazes sombras da gentileza que ainda subsistia agarrada à bondade castigada que ele teimava em trazer dentro de si.

63

Num de seus áudios ao Telegram o professor Rodrigo Gurgel disse, se não estou enganado, que Hemingway é magro de palavras e gordo de idéias, e realmente, parece que o autor queria “O Velho e o Mar” magro e sêco como seu protagonista, o desventurado Santiago; só que apesar de pequeno o livro me transmitiu fios d’uma espécie de tristeza que raramente sinto, isto é, daquela tristeza filha da desesperança, e me deu muito assunto para matutar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s