Brevidades #14

64

Passei ao lado d’um portão guardado pela mais feroz e impotente das criaturas, um yorkshire que, ao que parece, não havia sido informado que sua raça era pequena.

Ele diluía aquelas cordinhas vocais em latidos recheados do mais fino ódio, seus dentes às vezes triscavam as barras de ferro, e seus pulos desordenados me fizeram crer que, afinal, o centro de gravidade daquele cachorro podia estar onde ele bem entendesse.

Lembrei-me logo d’uns tuiteiros brigadores, mui loquazes e ameaçadores, cuja fúria realmente se adivinha por trás dos teclados, seguramente contida em seus apartamentos fechados.

65

Quando o Olavo fala pra deixar Guénon e a turma dele de lado pelo menos até a pessoa ter uma formação mais sólida ele não exagera. Faz tempo que li, muito por alto, dois livros do Guénon — “A Crise do Mundo Moderno” e “O Rei do Mundo” –,e fiquei agoniado com tantas informações grandiosas desprovidas de fontes, com tantas desconversas, com tantas insinuações misteriosas só compreendidas por iniciados. Percebi logo que mergulhar naquelas águas no estado em que eu me encontrava envenenaria minha alma de maneira tão sutil que talvez eu acabasse crendo que as trevas ao redor da morte lenta e gradual do meu espírito fossem a luz do renascimento na Verdade.

Afastei-me de Guénon instintivamente. Anos depois, soube que um amigo metido nessas coisas havia enlouquecido, se convencera plenamente que era um atlante em nossa época co’a missão de restaurar a antiga glória daquela civilização perdida; ele não era um atlante qualquer, bem entendido, mas um nobre poderoso, um príncipe.

66

Eu acho muito engraçado aquele povo que adora corrigir o Português dos outros sem ter ele próprio dominado a língua e cometendo às vezes o exato erro que está criticando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s