Brevidades #18

82

CARAVAGGIO (Michelangelo Merisi)_Santa Catalina de Alejandría, c. 1598_81 (1934.37)

Caravaggio certamente percebia que, assim como a maldade suja e deforma o rosto das pessoas, a bondade limpa e faz brotar luz nos melhores traços de alguém. É por isso que esta santa é linda d’uma beleza tão pura e abençoada; eu nunca me canso de contemplar este quadro.

83

Estou com a amarga impressão de que cada vez mais pessoas estão “dobrando a aposta” o tempo inteiro. Essa turma não admite mais erro, não pede mais desculpas, não fica quieta meditando e refletindo, é a era das caras-de-pau inquebrantáveis. Deus me livre de ser assim. Deus me livre.

84

A Branca de Neve dos irmãos Grimm é inacreditavelmente ingênua. Mesmo sabendo que sua madrasta quer vê-la morta, mesmo recebendo reiterados avisos dos anões para não deixar ninguém entrar na casa durante a ausência deles e mesmo quase morrendo nas mãos de velhas vendedoras ambulantes (que na verdade eram a madrasta disfarçada) duas vezes, a mocinha ainda aceita meia maçã d’uma “terceira” velha que aparece na casa dos anões.

Pra mim a lição mais importante deste conto é que ingenuidade tem limite e pode matar.

85

“Se nos permitem, tomamos a liberdade de lembrar aos abnegados colegas de ensino que o estudo da gramática, por parte dos discípulos, deve andar lado a lado com a redação de textos, a interpretação de poemas e excertos literários e a leitura de livros e revistas de boa qualidade. Só com essa didática plurivalente é que o ensino do português atingirá seu objetivo precípuo, que é levar o estudante a assenhorear-se gradativamente das normas e dos recursos do idioma, nas modalidades oral e escrita.”

Domingos Paschoal Cegalla, na apresentação de sua “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s