Brevidades #22

107

Notinha que encontrei num caderno:

“No sexto dia deste outubro (2018), eu trabalhava no escritório quando a sede começou a me incomodar. Já com a garganta algo áspera e a boca seca, dirigi-me à cozinha com a mais inocente das intenções e a mais banal das expectativas, isto é, beber água e ter a sede saciada.

Só que cheguei lá e fui recebido pela expressão dolorida de minha esposa e pela notícia de que meu segundo filho nasceria naquele dia.

Eram por volta das 11 da manhã.

Fui beber água no hospital, já pai 2.0, às cinco da tarde, e a encomenda na qual eu trabalhava só foi enviada ao cliente de madrugada.

Dia lôco.”

108

Trabalhei durante alguns meses escrevendo ensaios acadêmicos para alunos preguiçosos de faculdades americanas e australianas, e um negócio que me deixou assustado foi que boa parte daqueles trabalhos exigiam dos alunos a consulta de fontes “relevantes”, ou seja, fontes com no máximo 5 anos de idade; como se não bastasse, muitos deles também exigiam “originalidade” dos alunos.

Fiquei com a impressão de que o mais importante para várias dessas faculdades, portanto, não é exatamente a verdade, mas o apego às modas do tempo, apego esse que contribui para multiplicar o número de teses absurdas ou gravemente incompletas por aí e que deixa o acesso à realidade cada vez mais difícil; em suma, me pareceu foi que o estudante comum está sendo preparado para espalhar confusão em si mesmo e na sociedade.

110

É impressionante como justamente a turma que se acha mais inteligente, independente e esclarecida simplesmente repete o que lê ou escuta na grande mídia sem prestar atenção se aquilo corresponde à realidade, sem a mais mínima sombra de investigação, sem qualquer tipo de questionamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s