Brevidades #29

151

Hoje qualquer manifestação mais crítica é tratada, por várias pessoas, como ataque de ódio. Tudo que não é frufru e untado daquela sofisticação artificial é ódio, é como se tivessem desaparecido do imaginário daquelas pessoas a indignação, a tristeza, a raiva e mesmo a possibilidade de ponderações mais cruas feitas sem maiores explosões sentimentais. Exceto, é claro, se a manifestação é d’um companheiro, aí ela pode ser de qualquer jeito, pois todas as sutilezas da alma e do discurso humano voltam à equação para garantir a melhor interpretação possível ao que foi dito.

152

Se o BLM for mesmo marxista tem muito negro sendo manipulado por uma ideologia que nasceu nas almas corrompidas de brancos racistas e foi propagada e desenvolvida por vários outros brancos racistas.

153

Kobayashi Issa ficou órfão de mãe aos três anos e passou mais de duas décadas impedido pela madrasta de tomar posse da casinha que seu pai havia deixado. Depois a casinha pegou fogo, claro, de maneira que o poeta não pôde aproveitá-la tanto.

Além disso, a primeira esposa dele morreu, e também morreram quatro de suas crianças; seu segundo casamento terminou em divórcio, e sua última filha veio ao mundo já após a morte do pai.

José Lira no entanto resolveu intitular o livro com alguns haicais do sujeito “O Haicaísta Feliz”. Mal posso esperar para ler os poemetos e descobrir por qual razão o negócio foi batizado assim.

Minha leitura contudo será das mais lentas, já que provavelmente memorizarei uns punhados de poeminhas no caminho.

154

Essa pracinha em Murmansk tem mais bagagem literária que muito professor de literatura aqui do Brasil (a partir de 6:30): https://www.youtube.com/watch?v=_cGTanHgHjY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s