Brevidades #39

210

“É que o Rio recorre ao sobrenatural principalmente para ver o futuro; enquanto no Recife o sobrenatural é sobretudo uma perseguição do presente pelo passado. Na Bahia é sobretudo um aliado atual, vivo, presente da África contra a Europa no resto de guerra fria entre as duas culturas, felizmente quase de todo harmonizadas em síntese magnificamente brasileira.”

Gilberto Freyre, no prefácio à primeira edição de “Assombrações do Recife Velho”

É esta “síntese magnificamente brasileira” que os acólitos do caos querem destruir por aqui. É natural, não pode sobrar qualquer traço de união no povo, todos devem ser divididos de maneira arbitrária e hipócrita, toda consciência mais profunda deve ser extirpada e pulverizada; a única união possível é a dos urros bestiais com o crepitar das chamas infernais.

211

“Verdadeiras batalhas entre rapazes de ruas diferentes: batalhas de busca-pés, limalhas, foguetes, em que mais de um rapaz ficou cego ou perdeu a mão: ou morreu gritando de dor, horrivelmente queimado.”

Gilberto Freyre, contando o que acontecia nas festividades de São João das cidades antigas do Brasil, em “Assombrações do Recife Velho”.

Além disso, tinha também o povo andando no meio do fogo, provando a força da própria fé.

Com o perdão do trocadilho, a festa era quente.

212

Estou lendo a Ilíada e confesso que fiquei chocado ao ver Aquiles chorar pra mamãe. Esperava mais masculinidade tóxica da parte dele.

213

Não tem jeito, toda vez que passo mais de dez minutos no Twitter eu me impressiono com a intrépida valentia dos sujeitos escondidos atrás de teclados.

Eu não consigo ser assim, não brota em mim um destemor seletivo e desabrido daquele naipe; quem me conhece sabe que eu falo à distância do mesmo jeito que falo cara a cara, seja com quem for.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s